sábado, 25 de agosto de 2012

Testado e Aprovado: Convites de casamento mão na massa - "PAP"

NOIVAS(OS) PRENDADAS(OS)!

Ou esforçadas, ou melhor ainda, noivas(os) com orçamento mini! rsrsrsr

Coloquei "PAP" entre aspas, visto que este passo a passo não terá fotos porque a saburrinha aqui esqueceu de tirar durante o processo de confecção dos nossos convites, mas eu tentar vou explicar tintim por tintim como foi, pode ser? Então preparem-se que o post está gigante, mas acho que vai valer a pena!
Bom primeiramente, tcham tcham tcham tchaaaaaaaaam NOSSO CONVITE (Clique nas imagens que elas ficarão maiores):





Aewwww!!!! \o/ \o/ Uma salva de palmas para ele! Foi a gente mesmo que fez tudinho tudinho sem ajuda de ninguém (quer dizer, de nenhum profissional...)! Minha mamys falou pra não contar pra ninguém que ele tinha sido feito em casa, mas quem disse que eu me aguentei? Sempre que o povo falava: "Awww que lindo, Sol!!!!" Eu enchia o peito, toda orgulhosa, e respondia: "EU QUE FIZ!!!!!! Com ajuda do meu noivo..." rsrsrsrs Perguntavam se eu trabalhava com isso, diziam que não acreditavam que a gente tivesse feito, que a gente deveria aceitar encomendas =D
Quem disse que não dá pra você mesma fazer seu convite gracinha, hein? HEIN?


O que você vai precisar pra fazer seu próprio convite:
- Criatividade;
- Tempo (melhor fazer com antecedência, no caso de algo falhar);
- Disposição;
- Paciência.

Agora, os materias que usei pra fazer meu convite:
- Papel vermelho 180g para a capa;
- Papel vergê creme 180g para o convite interno;
- Corel Draw (dá pra achar uma versão genérica você sabe como... Google Não estou incentivando a pirataria, hein!!!)
- Fita de cetim 7 mm
- Tecido
- Mini pérolas
- Linha grossa branca (eu esqueci o nome, mas é uma meio brilhante, mas também pode ser de tricô)
- Mini clipes
- Envelopinhos
- Estilete
- Tábua de carne de vidro
- Caneta gel dourada

Primeiro, decidi o tema e o tom informal da nossa festa, porque o convite tem que ser uma apresentação da festa. Se a festa é formal, o convite tem que ser mais formal e clássico. Se a festança é "pros chegado, pros truta", o convite pode ser mais informal, divertido e moderno. Comecei a buscar inspirações em sites e blogs por aí. Meu convite teve a junção de elementos destes dois:

Como eu queria uma janela triangular na lateral com noivinhos e "monograma" fui testando em papel sulfite até chegar num tamanho de dobradura que desse pra imprimir dois convites por folha e coloquei mais ou menos o texto que queria.

Os nossos noivinhos são meio manjados na Internet, mas eu me encantei por eles desde o momento que os vi e decidi usá-los mesmo assim. Sem contar que são quase uma caricatura, porque as canelinhas do Henrique são idênticas!!!!! (Huhauhauahuh aaaaai, como eu sou bandida!. A frase do Mário Quintana eu achei no site www.pensador.uol.com.br quando eu ainda postava frases e poemas aqui no blog e achei que também tinha a nossa cara.
Eu usei o Corel Draw (mas se você tiver mais intimidade com o Photoshop ou com Word, pode ser também) porque dá pra medir direitinho os milímetros e depois converter o arquivo gráfico em PDF de imagem. O Word é perigoso por isso, dependendo do lugar que você for imprimir, a fonte que você escolheu pode não abrir e desconfigurar todo o convite e as margens. A fonte que usei é a Freestyle Script.
Aí, numa madrugada de inspiração, acordei no meio da noite e fiquei até de manhã fazendo os convites:

E os convitinhos indiviuais:
Como vocês, viram ficou bem informal e descontraído, combinante com o tom que queremos dar pra festa.
Quanto à impressão não tive dúvidas: levei numa papelaria perto da USC que imprime preto e branco por R$ 0,10! Oras, na minha impressora eu iria gastar um montão de cartucho, na gráfica eles cobram o cento e eu precisava de apenas 30 cópias e como a parte de fora do convite já era vermelha, o texto em preto não fez nem um pouco feio, pelo contrário deu até uma quebrada no excesso de alegria.
Pra montagem, convoquei o noivo vários dias. Dei as instruções e ele cortou todas as florzinhas, cortou as fitas de cetim e fez os recortes triangulares e de passa-fita. Eu cortei os convites, dobrei o papel vermelho e costurei as florzinhas, a linha branca e as mini pérolas na fita de cetim.


Aqui eu montei mais ou menos um diagrama de onde dobrar e cortar:
 (Não sei se ajudei ou compliquei mais ...)


 Depois que terminamos os 60, pedi pra minha Personal Calígrafa (Mamys) escrever os nomes no verso dos convites com caneta gel dourada. A letra de mamys é muito lindinha, já a minha... Parece que eu escrevo com o pé! Esquerdo, ainda por cima!

Aí foi só colocar os convitinhos dentro dos envelopes e enviar. UFA!
Tá bom, Sol! Mas todo esse trabalho valeu a pena???? LÓGICO QUE VALEU!!! Pegamos um orçamento numa empresa que só dava pra encomendar o cento variando de R$ 2,39 a 5,63 por convite!  OU seja, R$ 563,00!!!! Ai, que cãimbra no bolso! O nosso deu trabalho, mas ficou do nosso jeitinho, ficamo muito orgulhosos e pondo na pontinha do lápis (Cálculo feito em cima de CADA convite, ou seja, sobrou material, mas já utilizei em muitas outras coisas):

Impressão: R$ 0,05
Mini-pérolas: R$ 0,02
Fita de cetim: R$ 0,06
Tecidos de vermelho de bolinha e branco: R$ 0,05

Papel vermelho: R$ 0,40
Papel creme: R$ 0,10
Linha/Cola: R$ 0,03
Mini clips: R$ 0,03
Convitinhos: R$ 0,03
Caneta gel: R$ 0,09
MIni envelopes: R$ 0,13

TOTAL: R$ 0,99 POR CONVITE!!!!!!!

Só que eu fiz apenas os 60 convites que precisava e não o cento. Então, total gasto por Sol e Henrique em convites: R$ 59,40!!!!!!!!! Tá bom pra vocês?

Besitos

P.S.: Eu sei que ainda ficou complicado, mas se vocês quiserem eu esclareço dúvidas aqui nos comentários ou por e-mail.
P.S.2: Terminamos a entrega dos convites!
P.S.3: Em breve, convite do chá de panela em "PAP"!
P.S.4: Acabou de chegar nosso micro-ondas! \o/ \o/

9 comentários:

Rubya Christina disse...

Sol, que prendada hein ?? Ficou lindo mesmo.. Parece ter sido feito por um profissional. O meu, eu tb queria ter feito, mas infelizmente não tive tempo hábil para tal rs :(

Bjss

Gabriela disse...

Ficou lindo querida!!!
Queria muito ser prendada assim mas não rola e vou acabar desembolsando mesmo esse tal valor salgadinho ai =/
Mas...os seus ficaram muito legais a cara de vocês mesmo!
Parabéns!
Beijos

Gabriela disse...

Ficou lindo querida!!!
Queria muito ser prendada assim mas não rola e vou acabar desembolsando mesmo esse tal valor salgadinho ai =/
Mas...os seus ficaram muito legais a cara de vocês mesmo!
Parabéns!
Beijos

Fabiana Coelho disse...

Parabéns!!! Amei... Ficaram lindos!!! Seus convidados tem razão, parece ter sido feito por profissional!!!!


bjsss

Ana Gabriela disse...

Ficou uma riqueza mesmo! Muito mais bonito do que de mtos profissionais por ai :D

Eu gostei!

Nise disse...

To pensando em fazer o meu tbm...quem sabe eu tento...vc me animou...
Parabens ficou lindo.
bjo

Rubya Christina disse...

Sol, tem selinho pra vc lá no blog: www.rubyaedarlan-rumoaoaltar.blogspot.com

Bjss

Fran Huesa disse...

vc's estão mais que de Parabéns...ficou lindo o seu convite q economizaram 90% do seu money...linduuu...

E o mais legal é falar para todos que foi vc que fez...eu quero fazer, só p/ eu escutar isso...rsrs

bjooo

Anônimo disse...

Ebaaaaaaa...ta chegando Sol contagem regressiva hein....borboletas no estomago...não vejo a hora de ser o meu falta um ano mas passa rapido né...Bjosssss

Fran.