sábado, 7 de julho de 2012

Marcamos o casamento civil!

OLÁ! (lá, lá, lá...)
TEM ALGUÉM AÍ? (í, í, í...)

Pobre blog, tão abandonado que está até fazendo eco... hehehehe
Pois é, o mês de junho foi a verdadeira Idade das Trevas pra mim. Acho que um apelido nunca caiu tão bem com uma pessoa. Quando o Sol não trabalha, a Sol também fica imprestável... Mas junho também teve muitas emoções, em breve conto as notícias curtinhas. Mas pra marcar mais um retorno meu, vamos a essa grande notícia:

 Saiu no Jornal Bom Dia de ontem. 
(Na publicação constava o nome de mais 3 casais mas eu recortei as partes mais interessantes)

DIA 26/09/2012 ÀS 10:40 EU E O HENRIQUE SEREMOS UM CASAL PERANTE A LEI! AEWWW \o/ \o/ \o/

Como faltam menos de 90 dias pra data escolhida (Jesus Christ! 3 meses!), resolvemos já deixar tudo pronto. Neste post AQUI, eu falei um pouquinho sobre os cartórios de Bauru. Já tínhamos separado a documentação e a taxa com muuuuita antecedência, levamos meu amigo/padrinho Lauro e o Thiago, amigo do Henrique, como testemunhas e no dia 05/07 demos entrada no cartório, no nosso horário de almoço. Como era um dia de semana e o cartório estava vazio, fomos atendidos logo, mas o processo de verificação de documentos leva uns 40 minutos.

Thiago, Henrique e eu no Cartório
 
Noivo tranquilo e noiva SUPER NERVOSA!

Gente, por incrível que pareça, de manhã, enquanto eu trabalhava, não é que eu comecei a sentir as tais das borboletas no estômago! huahauhauh Eu consegui a façanha de ficar nervosa com a entrega da documentação do casamento civil! uahuah Devorei 3 pacotinhos de pipoca doce vorazmente, comecei a pensar "Ai, será que o Henrique vai estar lá mesmo?", "Será que vão aceitar os nossos documentos?", esqueci a carteira com o dindin dentro do baú da moto e quando a recepcionista perguntou: "Quando é a data do casamento?" respondi sem pestanejar:
- 26 de NOVEMBRO de 2012.
A mocinha e o Henrique olharam com uma cara de "Tá louca, menina!" pra mim.
- NÃO, NÃO, NÃO!!! É 26 de SETEMBRO!
O Lauro só disse:
- Xiiiii, tá surtada...
huahauhauhauahuahau

- Ô loco, Sol! Tá querendo adiar a data do casamento, por que? Quer desistir?!?!? Agora já era, hein...
- Ai, Henrique, eu tô nervosa! Não é todo dia que a gente praticamente casa!
- Relaxa... É a primeira vez e vai ser a última... Se você tá nervosa aqui, imagina lá na igreja...
(Ah droga, ele tem razão =(  )

Lauro e a recepcionista ao fundo
Algumas particularidades burocráticas:

- Primeiro a recepcionista confere toda a documentação e depois outra funcionária do cartório confere tudo novamente. Nenhum documento pode ser plastificado, inclusive o RG ou CNH das testemunhas. E se no RG você estiver com carinha de criança, eles pedem outro documento. Nesta segunda conferência, a funcionária olhou bem feio pra minha Certidão de Nascimento, porque a minha era plastificada e eu tive que explicar que era o hábito dos cartórios de Manaus-AM em 1986 plastificar todos os documentos. Teve um momento de suspense. "Ai, só falta ela me mandar fazer uma nova certidão de nascimento..." Mas no final deu certo.

- Você precisa declarar, local e data de nascimento (e falecimento, se for o caso) dos seus pais. Ainda bem que eu tinha anotado, porque o Henrique não lembrou de jeito nenhum da data de nascimento dos pais dele.

- Além dos noivos, as testemunhas também precisam declarar endereço, estado civil, profissão. E elas também tem que ler alguns termos que impedem o casamento. Por isso da publicação das Proclamas de Casamento na mídia local. Se por acaso, alguém comprovar que o Henrique já é casado, ou que nós somos irmãos, ou que o Henrique é meu filho, neto, bisneto, ou que eu fui adotada pela esposa dele, ou então que ele matou meu falecido marido, nosso casamento pode ser cancelado. Graças a Deus, acho isso um pouco difícil de acontecer com a gente! rsrsr Mas tem cada caso cabuloso por aí, né? Não dá pra duvidar de nada...

- Noivos  que residem em distritos diferentes podem escolher qualquer um dos dois cartórios para o casamento civil. Mas depois é preciso abrir um Edital de Proclamas no outro cartório e a taxa é de aproximadamente R$ 60,00.

- É nesse momento que vocês optam pelo nome de vocês depois de casados e o regime de bens. Conversem bem antes, pra não ter discussão na frente do funcionário do cartório. Optamos pelo mesmo nome de solteiros e a Comunhão Parcial de Bens. Rápido, fácil e indolor.

- Bye bye Certidão de nascimento! Ela fica retida e vocês receberão a Certidão de Casamento no dia marcado, e esta que valerá pra sempre e sempre. Por isso, tire uma cópia antes, caso precise da Certidão de Nascimento na igreja ou em outra ocasião.

- As testemunhas não precisam ser os padrinhos do civil. Mas com 10 dias de antecedência você precisa informar o cartório o nome, nacionalidade, estado civil, idade, profissão, endereço, telefone e RG.

- A taxa sofreu um reajuste. Em 2012, está R$ 286,60 e deve ser paga no ato e em dinheiro vivo.

É isso aí, bebês... Menos uma coisa na check list! Fiquei nervosa no início, mas depois fiquei a tarde inteira com um sorrisinho de quem fez arte =D Tá chegando, tá chegando!

Besitos

6 comentários:

MaNu HeLeNa disse...

Poxa eu também falta 90 dias e alguns diass !!
Panico no ar rsrrs
bjus

Lu disse...

Tem tanto papel que dá até medo né!!!Aqui em Jaú precisamos tirar outra certidão de nascimento atualizada... e o valor que vamos pagar aqui é bem diferente rsrsrs 40,00 para publicar no jornal e mais 328,62 algo assim no cartorio.

beijocas e um super final de semana

***Jaque*** disse...

Parabéns flor,vai da tudo certo e setembro ta ai em ?
Beijoss!!

Fabiana Coelho disse...

Que delicia Sol, ta chegando!!!!
Adorei seu post, como somos da mesma cidade, com certeza vou precisar estar atenta as dicas que vc deu... principalmente na data de aniversário dos pais apesar de faltar um ano, é melhor eu correr atras agora, né já que o meu pai, eu não o vejo a pelo menos uns 18 anos... rsrsr

Bjsss, estava com saudades!!

Fran Huesa disse...

Ehh beleza...agora vai voar os dias...

bjuu

respireecase.blogspot.com.br

Vanessa Santos disse...

que friozinho gostoso você deve ter sentido! Parabéns! Agora é segurar o coração pro grande dia que tá chegando!^^
bjinhusssssssssss

senhoritacasamenteira.blogspot.com.br