quinta-feira, 17 de maio de 2012

As loucuras de Hick e Sol - E-session com sérias restrições orçamentárias


OIES!

Eu já estava conformada, tanto pelo adiantar dos preparativos quanto pela falta de grana, que a gente não ia ter e-session. Um belo dia, vi no site Azeitona Preta a seguinte promoção:

“Sessão fotográfica + 20 fotos em CD + 5 fotos tamanho 10X15 + um vídeo com as fotos que você escolher, de R$ 160,00 por R$24,90”

“OPA!Tá pra mim!” Os olhinhos fizeram assim $ $! Era a minha chance de ter e-session!!!! Corri e comprei. E fiquei na maior expectativa. Liguei pra agendar:
- Posso levar meu noivo pra fazer as fotos junto comigo?
- Sim.
- E é apenas em estúdio ou pode fazer fotos externas?
- Essa promoção do Azeitona é apenas para estúdio com três trocas de figurino.
“Ah... tá... ¬ ¬ Puxa vida, fotos externas são tudo de bom... Mas você já viu fotos em estúdio lindas também, né Sol. Elas são legais porque focam bem a expressão do casal...”
- Pode ser dia 10? Eu estou de folga nessa dia...
- Já está lotado.
- Que dia que você tem depois das 18h?
- Só vou ter o dia 23/04 (segunda-feira).

Aí começaram as “Desventuras em série”:
  • marquei manicure pra sexta-feira e a bis%$&¨%$ate da mulher me deixou esperando quase duas horas porque ela estava fazendo outra cliente. Puta madre que la pariò, por que não desmarcou logo de uma vez?!?!? O Henrique foi me buscar pra gente ir na aula de dança e acabou que não consegui dar um jeito nas garras. Pra piorar, sábado era feriado e nenhum salão da cidade estava aberto ou tinha horário disponível pra mim. Mas eu fiquei tão chateada (até chorei...) por ter sido feita de otária, que até perdi o gosto e deixei a minha mão terrível do jeito que estava. Resultado: fotos com a aliança, nem pensar!
  • Fiquei tão focada nos convites que esqueci de preparar alguns adereços pra dar um charme na sessão. Como sábado foi feriado e o comércio estava fechado, não consegui comprar nada. Resultado: tive que improvisar com coisas que tinha em casa.
  • não pude abonar o dia 23/04 porque tínhamos um monte de contratações pra fazer, foi um “parto” conseguir convencer minha gerente pra me deixar descontar 2h30 que eu tinha no banco de horas. Resultado: tive que ir voando pra casa, tomar banho e eu mesma fazer escova e maquiagem correndo...
Mas, pra minha sorte, o Henrique conseguiu tirar o dia de folga e eu fiz uma lista de coisas pra ele providenciar. Pelo menos, a ideia que eu mais queria executar, seria possível. Mas, não significa que a sessão sairia como esperado...
Chegando no “estúdio”, era muito tarde pra gritar: “CORRE! É UMA CILADA, BINO!”
Sabem um tecido parecido com manta acrílica? Tiveram a ideia de amarrar um pedação daquilo em dois parafusos num quarto, sem nem um tipo de iluminação (foco) adequada, com dois pufes de zebrinha, um espelho cheio de marcas de dedos, maquiagem velha esfarelando pra ser usada não me perguntem por quem e chamar isso de “ESTÚDIO”.
Ficamos esperando quase uma hora pelo fotógrafo. Quando ele chegou, foi outra decepção... Nem perguntou o nome da gente nem nada. Saber um pouco da nossa história, dos nossos planos, de como queríamos a sessão e o que tínhamos preparado, então, nem passou pela cabeça dele! Só na minha cabecinha sonhadora... Já chegou falando: “Façam assim. Façam assado. Agora coloque os braços na cintura dela. Agora olha pra frente/ pra ele. Beija e segura...”
A gente travou total. Foi um saco fazer essas fotos :( Algumas noivas podem não gostar de fotojornalismo ou achar que pode ser caro e é frescura, mas sorrir quando não se tem vontade e ficar segurando pose por mais de um minuto é horrível, o rosto começa a tremer e todas as fotos parecem iguais com aquele sorriso forçado. Esqueci de fazer poses que tinha planejado e usar elementos que tinha preparado. Detestei ¬ ¬

Mas a gota d'água pra mim foi quando ele virou e disse:
- Agora, vocês unam as mão e façam um coração assim S2
Olhei séria pro Henrique e acho que ele até conseguiu ler na minha cara:
“O QUÊ?!?!? Eu fazendo o símbolo do Luan Santana?!?!?! NEVER! NEVER! NEVER! Eu me recuso! Se eu fizer isso, não mais serei digna de ouvir Chico Buarque!!!!!”
Mas me segurei e apenas disse:
- OLHA, moço, a gente não tem mais idade pra fazer isso...

Quando peguei as fotos e o vídeo, deu até desgosto. Muitas saíram borradas, tortas, sem foco e com sombras, com o fundo aparecendo as dobras e amassados do tecido. Por isso demorei para postar, estava tentando salvar alguma coisa no Photoshop, mas como eu não domino o PS nem um pouco fiquei com medo de feder ainda mais. Para fazer o vídeo, ele apenas jogou no Movie Maker com uns efeitos tontos ao som de “Oh oooh sometimes I get a good feeling, yeah...” Putz, nada a ver com a gente.
Eu iria colocar o título do post como “E-session frustrada”, mas minha irmã, me consolou:
- Ah, Sol não chama suas fotos assim... Você ficou bonita nas fotos, foi um momento da vida de vocês. O problema é que ficou parecendo um coisa que dava pra fazer com a sua Cybershot...
Quem não sabe da história e quem passa o olho BEM, mas BEM rapidamente dá pra enganar... Aí vão o que eu consegui fazer e como era a original, pra vocês terem uma ideia de como o negócio foi teeeeenso demais. (Clique nas fotos que elas ficarão maiores)

Photoshopada

Verdadeira: Fundo de tecido enrugado aparecendo parte da parede e o piso aparecendo os azulejos
Photoshopada

Verdadeira: Escura, distante e torta
Photoshopada

Verdadeira: Era pra ser uma referência ao filme Up! mas desse jeito iria ser uma ofensa à fofura do filme. Acho que o fotógrafo não gosta de mudar muito a posição das fotos

Agora, mais algumas fotos: (ATENÇÃO: todas foram photoshopadas por mim) 

Com roupinha de sair:



Com nossos uniformes de quando e de onde a gente se conheceu (Hospital Estadual de Bauru e ForMedical, pra ter uma referência histórica na sessão):



E o elemento surpresa, o mais divertido de fazer e que foi a minha “vingança” com o pobre do fotógrafo, porque o "estúdio" dele ficou em estado de calamidade hauhauhauahuah. 
Desde que vi esse ensaio da Man e esse ensaio da Priscilla fiquei me corroendo de vontade de tomar um banho de guache também. Foi muuuuito bom!!














Preferi contar a história com veracidade, para que vocês aprendam as lições que eu aprendi:
  • Se for fazer sessão pré-casamento, prepare-se com antecedência. Crie elementos que enriqueçam suas fotos.
  • Procure o fotógrafo também com antecedência pra que vocês criem empatia, para que ele conheça a história e o jeito de vocês.
  • Se puder investir e fazer o ensaio com um bom fotógrafo, invista. Se não puder, pode até fazer como eu fiz, ou com a sua câmera pessoal mesmo, porque é um momento muito bacana para os dois. Vale a pena ter pelo menos isso pra lembrar. Só não crie a expectativa da perfeição.
  • Tinta guache sai com água, sabão e muito, mas MUUUITO braço, e só de alguns tecidos. As camisetas brancas viraram pano de chão huahuahua.
Besitos

P.S.: Itens da checklist estão a todo vapor. Estou cheia de noIvidades, mas sem tempo de fazer os posts caprichados que vocês merecem. Muito obrigada pelo compreensão e por não me deixarem só!

10 comentários:

Nise disse...

Puxa fiquei chateada por vc...ainda bem que conseguiu salvar algumas ne.E ficaram boas viu,as ultimas sao as melhores,rsrs.
qdo comecei a ler seu relato,ja pensei,vou fazer isto tbm qdo surgir alguma oferta,mas agora deu medinho,rsrs...bjo

Daiane Rodrigues disse...

huahuauhauh SOL fomos no mesmo fotografo, so que como eu falo pra KCT eu imprimi todas as fotos que eu queria, consegui sair desse estudio, pq uma amiga minha foi antes e me avisou de tudo isso ...... e é assim mesmo amiga..... minhas fotos foram todas bem arrumadas por mim com ajuda do picasa, nos 2 formamos uma parceria perfeita, se vc ve você baba nos efeitos que eu fiz, e as suas mexidas ficaram otimas, e olha, depois que a minha amiga me contou como foi a sessão dela de gravida, eu pensei ahhhh eu vou forçar ele então, eu falei pra ele o que eu queria eu fazia as poses ele deu umas dicas mais a maioria eu falei quero assim assim e assim..... mas eu me diverti. depois vou fazer um post do save the date.

bjss e as fotos ficaram lindass sol, parabéns pela criatividade.

Daiane Rodrigues disse...

nise fica com medo não, so seja ousada... e fale logo de cara quero foto assim assado, vamo lá cara.

Ana Gabriela disse...

Solzinha, nao se preocupa, nao! Estou turbinando meus acessorios fotograficos e quando eu voltar a gente pode tentar uma e-session (totalmente com externas por falta de estudio)... mas nao reclame do resultado: sou amadora iniciante com serias restricoes orcamentarias!!! E com guache de novo!

Beijao, Solzinha!!

Evelyn disse...

kkk, ai q vida, né? essas ciladas acabam c/ a gente?!!! q droga! pior q vc vai c/ uma expectativa e se ela nao é atendida, a gente fica triste, né? eu abomino esse sites de compras coletivas pq tive mt decepçao já, uma delas c/ XBox q até coloquei no blog, então bloqueei esses sites!
mas voltando as suas fotos... adorei as de guache! ficou um graça! e bem natural!
qto ao fotojornalismo, eu amo! acho q fica otimo, bem natural!
bjs

Kelly Leite disse...

E não é que vc conseguiu dar um jeito nas fotos mesmo?
Ficaram lindas de verdade... simplesmente pq vcs são lindos!

ha um mes eu tb fiz um ensaio... comprei numa promoção de compras coletivas. O cara até que não era tão ruim, mas putz, eu odiei fazer esse ensaio.
Não sei pq, mas não consegui me sentir a vontade.
Publiquei recentemente o resultado no meu blog.

beijos

Anônimo disse...

Nossa Sol, vc salvou as fotos com ctza pq do jeito que saiu acho que qualquer um com boa vontade faria melhor né!
Mas infelizmente esse lance de compra coletiva no que se refere a prestação de serviços é cilada mesmo...Ah e me manda por e-mail o nome do fotografo pra nunca passar nem por perto de lá hauhauahahauha

Bjos

Amanda

Kelly Leite disse...

Tem selinho pra você no meu cantinho ;)

beijos

Hindy Caló disse...

Sol, amei as fotos, as ideias !!! Você é muito criativa querida. Bjo grande

Debora leticia disse...

Sol, tb cai nessa cilada, vou fazer o aniversario de 15 anos da minha filha em dezembro, e qdo vi a promo no azeitonapreta fiquei entusiasmada, no dia marcado ja estava com a minha filha toda arrumada, entrei naquela sala com aquele tecido branco, putz que coisa é essa, peguei as fotos, mas sinceramente vai ser dificil usar.