terça-feira, 6 de março de 2012

Aprovados no Curso de noivos

YAY!

Depois da formatura do Henrique, nós também ganhamos um certificado, mas foi do curso de noivos rsrsrsr
Como havíamos nos inscrito no começo de janeiro e ainda não tinha saído a data da festa de formatura, coincidiu de cair no mesmo fim de semana, 25 e 26/02/2012 das 13h30 às 18h.
No sábado, dia 25/02/2012, levei um susto quando entrei no salão da Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus e me deparei com outros 19 casais!
E ainda dizem por aí que o casamento é uma instituição falida... Ou essas pessoas estão erradas ou os apaixonados são péssimos investidores ;P
Acho que a primeira lição que tirei foi essa... Conhecendo as outras 19 histórias, muito diferentes da nossa, fiquei refletindo como o amor é mesmo maravilhoso e como acontecia de diversas formas. Havia casais que já estavam juntos há mais de 12 anos, alguns já moravam juntos, outros já tinham filhos, um deles estava esperando o primeiro filho. Casais que já conheciam a dinâmica da relação a dois com muita maturidade. E havia casais com a paixão de 1 ano, e até de 3 meses de relacionamento, mas com muita maturidade também, cheios de planos e ansiosos pelo que o futuro reservará. Fiquei imaginado o que cada um deles passou pra chegar até ali, como se conheceram, o que chamou a atenção um no outro, como se apaixonaram e as brigas que superaram.
E o legal foi imaginar que esses 20 casais tão diferentes, se uniam pela ansiedade de chegar o dia em que poderiam afirmar e reafirmar diante de toda a sociedade seu compromisso, respeito e amor para com seu parceiro/a. São 20 casais de muita coragem...

Coragem... acho que não é a palavra certa para o que relamente nos move, mas é o que muito pensam sobre quem está prestes a se casar. O Pe. Enedir abriu as palestras com um exercício para reflexão sobre si mesmo e após, conversando conosco, disse palavras de outro padre: "Curso de noivos bom é aquele em que os casais desistem". Porque, como o Henrique explicou pro amigo dele, as palestras seguintes realmente falaram sobre as dificuldades reais de um relacionamento, e se a pessoa estiver na dúvida, ela "espana" com certeza. Na nossa turma não aconteceu... pelo menos que eu saiba, mas acredito que deva acontecer desistências com muita frequência, porque sabemos que existem pessoas que são colocados na parede pelo (a) companheiro(a)/família, que casam meio que obrigados diante da pressão e ansiedade do outro, com medo de magoar os sentimento do outro agora, mas, infelizmente, acabam magoando depois, quando bate o arrependimento sobre as escolhas que poderia ter feito e não fez.
É muito fácil se apaixonar pelo glamour de uma noite/dia de festa. Ver o sorriso de pessoas tão queridas e bem arrumadas pra você. Morrer de paixão por rendas de vestido, flores que combinam perfeitamente com lacinhos e guardanapos, sonhar com músicas perfeitas e imaginar poses para fotos eternas. Tudo isso é muito fácil, o difícil é manter essa paixão quando o melhor e o pior de uma pessoa finalmente se expõem para você durante 24 horas por dia. É fácil comprar presentes impressionantes nas datas festivas quando se namora. O difícil é quando a pressão das contas não te deixam mais impressionar como antes. É fácil ser turrão, orgulhoso, brigar, ofender e depois que cada um vai pra sua casa e chora as pitangas no ombro da mãe/irmã(o)/ amigo(a), fazer as pazes no dia seguinte. O difícil é passar por cima do seu orgulho e tentar evitar brigas, para evitar o máximo ver, cara a cara, o sofrimento e a mágoa que você causou no outro e tentar aplacar essa dor pra que vocês possam dormir na mesma cama com o mínimo de paz. Esse sim, é o verdadeiro amor.

Muitos casais reclamam que o Curso de Noivos é uma chatice. Para mim e o Henrique foi muito bom, gostamos muito. Foi tudo preparado com muito carinho pela Pastoral Familiar, com coordenação do casal Lydia e Manoel. Houve palestras sobre os aspectos jurídicos que envolvem o casamento, o conhecimento de si mesmo e do outro, o amor conjugal, o diálogo, o exercício da sexualidade, o relacionamento do casal com Deus e as experiências de cada um desses casais que se propuseram a dispor uma parte do seu sábado/domingo a ajudar quem está começando a jornada.
Na palestra sobre Diálogo, nos foi dado o exercício abaixo (é só clicar nele que abrirá em tamanho maior), onde percebi que apesar de já namorarmos há quase cinco anos, eu não conheço meu noivo completamente, e acho que nunca vou conhecer... Por exemplo, o assunto sobre morte de um dos dois, eu falei com ele sobre isso uma única vez e ele não deu muita atenção. É muito bom, aconselho que vocês façam também.


Mas também teve uma parte prática!!! No final, fomos divididos em quatro grupos. Um grupo teve que escolher um deles pra falar pra todo mundo como se conheceram e porque decidiram se casar, outro falou sobre o casamento na Bíblia e o outro sobre os sacramentos. O nosso simulou um casamento!! hauahuahuah Foi muito divertido!!!!!! Adivinha quem eram os noivos?!?!?!?!? (Foi ideia do Henrique, viu! Ele que se ofereceu, acho que ele está ansioso pra fazer o papel de noivo logo!!)
Apesar de pesquisar nos sites, nos blogs, ter assistido vários casamento e palestras de cerimonial, foi muito difícil organizar as entradas e saber como se portar lá na frente. Eu tive que segurar o riso, o Henrique quando fez o juramento me deu um tapinha no ombro, tipo "É isso aí, parceiro!" (se ele fizer isso no dia, eu mato ele!) Definitivamente, não foi o casamento dos meus sonhos!!!!! hauahauhauhau Mas foi muito divertido!

Eu e meu pai postiço entrando com marcha nupcial cantada pelo convidados

Eu e meu buquê de vaso. O padre errou e leu as partes que a gente deveria falar =D

Juramento (até que ficou parecida com fotos de casamento por aí, né!)

Nossos padrinhos gargalhando ao fundo

As bridemaids

Nossas alianças na almofadinha de necessáire

A aliança dele custou mas entrou, pelo menos aqui a gente acertou as mãos
Acho que eu também estou ansiosa: Agarrei o noivo pelo cangote!!! rsrs

Ao final assistimos a missa e o Pe. Enedir nos entregou os certificados. Ele nos deixou por último, nos deu um abraço gostoso e falou: "O casamento de vocês já deu certo, Solange..." Senti o coração tão feliz por ouvir isso, principalmente vindo do Pe. Enedir, que foi meio que o nosso cupido conselheiro. Fiquei me sentindo nas nuvens...

Sendo prática agora: menos um item da check list!!!!!! YES!!!!!!

Besitos

P.S.: Obrigada aos parabéns e elogios feitos ao meu noivo no post anterior. Ele é um batalhador e merece muito!

4 comentários:

Fernanda e João Paulo disse...

Oiiieee
Eu gostei também do meu curso de noivos!!!
O de vcs foi mega agitado eim kkkk...


bjs

Kathe disse...

Nossa, fiquei até com vontade de ir nesse curso!! Nossa, parece que foi bem animado, né? Achei legal que teve batsante conversa, eu tinha uma ideia de coisa BEM parada, tipo o padre falando e a gente ouvindo um sermão!

Legal, adorei as fotos tbm! haha mto engraçadoi vc pegando o noivo pelo cangote! É isso aí, não larga mais!

BeijoS!

http://sweetnovember-kathe.blogspot.com/

Fran Huesa disse...

quero fazer esse cursinho logo!! srrs

bju

http://respireecase.blogspot.com/

Daiane e Robson disse...

ahh que legal ... adorei ... e fernanda, vi a sol2x, não teria como esse curso de noivos, não ser agitado com ela por lá, onde ela passa vira festa.....

Parabénss....... aos noivoss.... casados no dia do curso. rs

lindo ficou as fotos, mostrando bem o clima que estava no local....