sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A polêmica do sobrenome

OLÁS!

Essa semana presenciei uma reação pra lá de inesperada quando comuniquei em casa:
SOL: - Eu não vou colocar o sobrenome do Henrique, só se ele colocar o meu também.
POPS DA SOL: - Pois se fosse minha noiva eu cancelaria o casamento na hora!
SOL: - Mas pai... ele não quer pôr o nosso sobrenome...
POPS DA SOL: - NÃO INTERESSA!!!!!!!
(Bota o cavalo do Pânico na tela!)
video


Minha sogra/madrinha também ficou surpresa com a minha declaração, mas pelo menos ela tentou argumentar com o Henrique:
- Mas por que você não coloca o sobrenome dela?
- É porque ele não quer ser chamado de Bezerra, Conceição...

Mas eu entendo essas reações, há pouco tempo, todas as esposas brasileiras adotavam o sobrenome dos maridos sem pestanejar, foi apenas um conflito de gerações que eu não esperava, principalmente do meu pai (ele é tão moderninho em alguns pontos, mas acho que o orgulho macho fala mais alto).

Eu até acho muito legal o casal ter o mesmo sobrenome. Dá uma sensação de que eles realmente são da mesma família, ou melhor, formaram uma nova família. Geralmente a mudança é feita no Casamento civil. Dá pra fazer posteriormente, mas aí é preciso recorrer ao Poder Judiciário  Já tinha até perguntado no Poupatempo aqui de Bauru quais eram os trâmites para alterar os documentos pessoais. É só levar a Certidão de Casamento e solicitar uma 2ª via do RG (que atualmente já vem com o nº do CPF escrito) com o nome alterado. Ano passado pagava-se por esse serviço R$ 20,00. A carteira de motorista dá pra alterar quando for renová-la.
Meus planos era ficar: Solange Nágela Pereira Bezerra Ribeiro. Compridão né? Se bem que não era nada comparado a D. Pedro I e seus 18 nomes. Ele até brincava, tipo: "Bom dia, Sra. Solange Nágela Pereira Bezerra Ribeiro..." Mas quando eu dizia: "Você vai ser Henrique Anselmo Bezerra Ribeiro..." ele fazia aquela cara de desânimo sem graça que se traduz: "Não gostei nem um pouco dessa ideia, mas ainda tenho tempo pra te fazer mudar de ideia, agora eu não quero discutir isso...
Ao comprar nossas passagens, coloquei Sra. Solange N. P. B. Ribeiro, mas fiquei com a pulga atrás da orelha sobre como iria ficar o sobrenome dele:
- Então você não vai colocar o meu sobrenome?
- Ah, Sol vou ter que mudar minha assinatura, meu CREA...
"Ahhhh, então quer dizer que eu posso ficar um tempão assinando cinco nomes compridos, mudar todos meus documentos, mudar o meu diploma e o bonitão não quer mudar a assinatura dele??!?!?! E meu lado feminista fica no chinelo?!?! Pau no c%$&% dele!!"
- Pois então eu não vou colocar o seu sobrenome, a gente vai continuar com nosso nome de solteiro, não seremos mais uma família...
- Quando a gente tiver filhos a gente coloca o nosso sobrenome neles, Sol... (Tradução: "Por mim está ótimo, não estou dando a mínima pro seu chilique, se as crianças idiotas passaram a vida fazendo piadas sobre seu sobrenome, não queira se vingar em mim agora...")

Tá bom, confesso que estou pouco tendenciosa hoje. O Henrique não é esse monstrinho quu eu estou pintando. Acho que ele está pensando só na praticidade e eu só no lado romântico e, nisso, ele tem razão. Que eu me lembre teria que alterar: RG, CPF, CNH, Título de Eleitor, Documentos da moto, diploma, crachá da EMDURB, todos os cartões de banco, carteirinha do Plano de Saúde, Vale Alimentação, Carteira de Trabalho... trabalheira neh, fiquei até cansada...
Sem contar que o que define uma família não são questões burocráticas, e sim o sentimento, não é mesmo?

E vocês? Vão alterar o sobrenome? Respondam na enquete do lado direito da página.

Besitos

P.S.: Fim de semana de agitadíssimo: Formatura do Henrique e vamos fazer nosso curso de noivos!!!!!

9 comentários:

Kathe disse...

hahaha não acredito! haha
Morri de rir agora!
Eu não faço questão nenhuma que meu noivo tenha o sobrenome da minha família, na verdade eu acho que isso não tem nada a ver... pra mim não tem a ver com machismo nem nada, e sim com uma tradição.. sempre foi assim ué! Por isso na festa de casamento, em tu-do o nome da noiva vem primeiro pq depois é sempre o do marido! haha
Deixa disso e entra pra família dele mulher!

Beijos!

http://sweetnovember-kathe.blogspot.com

Acsa s2 Giulian disse...

kkkkkkkkkkkk....vc é uma figura, eu já andei pensando nisso e eu não quero retirar o sobrenome da minha mãe e nem do meu pai e eu tambem não quero escolher entre o sobrenome do meu sogro ou sogra uahsuahs....da pra entender?!!! Só que se for assim meu nome vai virar um texto, tipo.... Acsa de Carvalho Rocha Zandonadi Betini. kkkkkkkkkkk''. aiai

Bjus

Renata disse...

Ri demais...
Imaginei toda a cena..kkkkkkkk...
Eu quero usar o "Freitas" do noivo,mas será que ele quer o "Munck" da noiva?Se eu fosse ele,ia querer...sobrenome assim não se encontra todo dia né...

Beijos flor!(ainda tô rindo!)

Fran Huesa disse...

mijei de rir imaginando a cena!!

então eu quero colocar o sobrenome do noivo, até pq acho chique...rsrsrs, e de boa ele nao quiser colocar o meu!

mas família não define pelo sobrenome e sim sentimentos!!

bju

respireecase.blogspot.com/

Elaine disse...

Ótimo seu post... adorei mesmo.
Eu não mudei meu sobrenome e nem o marido. Achei q ia ficar grandeeee demais meu nome e não queria tirar o sobrenome da minha mãe pra ficar de um "tamanho bom". Então... todos com os nomes de antes ;)
Beijosss

http://casamentoemmomentos.blogspot.com/

Elaine disse...

Ótimo seu post... adorei mesmo.
Eu não mudei meu sobrenome e nem o marido. Achei q ia ficar grandeeee demais meu nome e não queria tirar o sobrenome da minha mãe pra ficar de um "tamanho bom". Então... todos com os nomes de antes ;)
Beijosss

http://casamentoemmomentos.blogspot.com/

Ana Gabriela disse...

Tradicao mais patriarcal essa, hein?!!

Isso ai, Sol... deixa o nome do nosso vozinho Paulo ai mesmo, mais de duas decadas com esse nome... pra que mudar, ne?!

E pra que ele por o Bezerra... nada a ver!


Hahahahahahahah

beijao, Solzinha

A noiva do Biano - Lorena disse...

Oie... Passando para desejar uma boa noite!!!

Bjuss
http://lorenaebiano.blogspot.com/

Daiane e Robson disse...

ahh não acredito que tem que mudar tudo isso ... eu tava louca pra tirar o nome do pai ..... mas nossaaaa que trabalhão .... mas acho que vai valer apena eu amo o sobrenome do Robson.
Furquim. de francisco eu irei ser Furquim pra mim ta ótemo.