sábado, 10 de setembro de 2011

Sol X Balança: Minha história de luta

HI THERE!

Foi mais ou menos assim dentro da minha consciência
Nossa que exagero, neh! Digamos que não foi uma batalha física, estilo Anderson Silva e sim uma batalha psicológica entre a Sol incomodada e a Sol comilona e preguiçosa.
Começou quando, depois de um mês sem aparecer na academia do SESC, eu subi na balança da farmácia e vi 77 kilos! Estava acostumada a ter 71, 72... e faltavam só 3kg para os 80, O Q?!?!?! "Não pode ser, essa balança tá errada!!!" Pesei em mais duas: 77 kg... Eu tenho 1,70 e aí todo mundo diz: "Ah você é alta, dirfarça bem que você está acima do peso" mas nesse ponto já não estava dando pra dirfarçar tão bem...
Aí a Sol Incomodada chamou a Sol Preguiçosa de canto e disse:
- E aí o que a gente vai fazer?
- Nem vem que eu não vou seguir suas ideias malucas de novo!!!!!!! Lembra quando você me obrigou a comer sopa de repolho a semana inteira?!?!?! Chegou uma hora que eu quase ia tacar aquele negócio fedido a peido na parede!!!!!!
- Ah é? E você prefere esperar pra fazer cirurgia de redução de estômago e depois ficar sem comer nada com leite, passando mal com tontura? Nosso caso ainda se resolve com dieta e exercícios físicos!!!!
- E o que você sugere? Ir pra academia todo dia de novo? Isso não dá certo! Você tem milhares de coisas pra fazer e logo, logo você enjoa... Esquece isso, quando chegar perto do casamento você faz uma dietinha rápida e fica bonitona, ninguém vai perceber...
- Não, não e não! Eu não quero emagrecer só pra ficar lindona no casamento, eu quero ter um estilo de vida mais saudável, quero emagrecer sem ficar com cara de zumbi! Sem ficar com medo de engordar tudo de novo... Tem que ter uma solução que agrade nós duas...

E teve!!! É fácil? Não, não é. Exige muita força de vontade pra suportar os outros tentando você e dizendo que tudo isso é exagero, mas não foi exagerado. É rápido? Não, não é. Demorou 1 ano pra perder 13 kg, mas isso é ótimo, porque foi gradual e eu não sofri nada. Qual é a fórmula mágica? Nenhuma, só o que eu citei: Exercícios, dieta equilibrada com acompanhamento profissional, força de vontade e autocontrole. Mas eu tenho algumas dicas que você não vai ver em nenhum site/revista/clínica de emagrecimento:

* Corrida é o melhor exercício pra emagrecer. Pessoas de todas as idades podem correr e isso é gratuito, mas tenha certeza que você não tem problemas nas articulações dos membros inferiores e nem cardíacos. "Ah mas eu nunca corri na vida, Sol..." Eu também não, mas como vocês viram em posts anteriores, descobri que correr em provas curtas é muito divertido! Você não precisa correr 6 km sem para todos os dias, porque aí o risco de você se machucar e não querer correr nunca mais é grande. Comece com 7 minutos em trotinho, caminhe um pouco, mais 7, caminhe de novo... umas duas vezes na semana já está ótimo. Bem devagar, você vai aumentando o ritmo. Importante: exercícios aeróbicos começam a queimar gordura a partir de meia hora de atividade, antes disso ele usa energia do próprio músculo. Se você faz academia peça pro seu professor colocar 10 min de aeróbico no começo, musculação e 30 minutos de aérobico no final, isso potencializa o efeito :D

* Comer é uma questão de hábito. O professor de ginástica laboral lá da EMDURB disse que há estudo que dizem que a gordura e o açúcar são mais viciantes que o crack. No começo, a dieta da nutricionista parece impossível, mas a gente se acostuma. E também não precisa você comprar todo o estoque de comida light e integral, adapte a dieta para a sua realidade com sensatez. Algumas nutris não têm muita noçao que a gente é pobre...

* Diminua os doces, eles sabotam a dieta! Se preciso, apele para Deus. Aqui eu fui radical, rsrsr, mas tem motivo: Ano passado, aconteceu algo grave com o Henrique, fiquei preocupada e resolvi fazer uma promessa direto para Deus porque era uma causa muito urgente. Mas aí eu pensei: "Não tem uma comida específica que eu fique louca se não comer. Eu sou uma docívora em geral, daquelas que come até açúcar refinado puro... Já sei! Prometo que não vou comer nenhum doce, adoçante ou açúcar artificial, só mel e frutas! Durante 5 meses." E como Ele é muito meu amigo, atendeu no dia seguinte. Quando a gente corta uma coisa por dieta, as pessoas fazem de tudo pra que você coma tal coisa. Quando a gente faz promessa, maioria das pessoas respeita e ajuda a não ficar te tentando. Mas tem que ter fé de verdade! Não pode prometer e depois não cumprir! Mas eu não cortei totalmente o doce, eu substituí por algo mais saudável.

* Não suba na balança todos os dias. Ela mede peso e não massa. Lembre que os músculos são mais pesados que a gordura, que na TPM a gente retém líquido.

* Beba água. "Eu não consigo beber 2 litros! É muito!" Um copo de 200 ml por hora consegue, sim! Uma bióloga amiga minha disse uma vez que a sensação de fome é muito parecida com a de sede e às vezes a pessoa come, quando um copo de água já saciaria essa sensação. Bebendo mais água, você faz mais xixi, elimina mais toxinas e seus rins agradecem. A pele fica mais macia e menos oleosa.

* Fuja dos horários de pico da academia! Pra mim, não tem nada mais desestimulante que ver aquele povo se matando pra levantar milhares de kilos e aquelas super gostosonas de top e mini shorts, eu ficava me sentindo a ultima das mortais. Eles ficam monopolizando os aparelhos e você demora horas pra terminar sua série e o professor não consegue te dar muita atenção. Em matéria de ginástica, eu me encontrei na Sala de Ginástica Multifuncional do SESC! Os professores são super atenciosos e observam cada postura sua. A academia é familiar, vão casais, velhinhos, pai, mãe, filho, filha, neto. O tempo é prédeterminado, meu horário é de terça e quinta das 18h30 às 20h, o que é ótimo porque a gente não fica bitolado.

Espero que tenham gostado das dicas. Se discordarem de algo que eu escrevi, podem fazer críticas também. Elas são construtivas e ajudam o crescimento pessoal.

Besitos

P.S.: Ontem foi aniversário do meu pops! Fiz um bolo pra ele, até que ficou bem apresentável, depois eu publico as fotos!

P.S. 2: Ainda estou sem computador, estou postando aqui do Yázigi. Às vezes, uso o do SESC também, mas aí eu preciso escolher ou posto, ou respondo os comentários... Tá difícil...

P.S. 3: Ontem eu e o Henrique conseguimos convencer o Pe. Enedir a fazer nosso casamento! Yupiiii!!!!!! Ele tinha um problemão com o horário, mas tinha que ser ele, porque o Henrique me contou que ele foi praticamente o nosso Santo Antônio rsrsrs

4 comentários:

Géssica (Kinha) disse...

Adoreeei a imagem, ri muitooo!
Vc tem facebook amiga?
Estou precisando da ajuda de quem tenha...
Beijoooo

Ana Gabriela disse...

Solzinha!!!

Obrigada pelas dicas, se parar de chover por aqui amanha mesmo comeco meus trotinhos!

Beijao, SOl!

Noivinha ansiosa disse...

Parabéns Sol, vc é uma vitoriosa mesmo! Se eu luto para perder 2 quilinhos imagina 13!
Vou começar a dar uns trotinhos também...rs. Depois que casei estou só na caminhada e com medo de encarar a balança!
bjs

InCantare disse...

Sol!
É o Pe. Enedir que vai celebrar?
Então ele vai pedir a Ave Maria depois da troca das alianças. Veja isso com ele!
Beijos!
Camila.