sexta-feira, 25 de março de 2011

Fotógrafos de Bauru - Parte I

OI PESSOAS!


Está aberta a temporada de caça ao fotógrafo!
Escolhi essa imagem, porque dá vontade de dar um tiro neles
depois de tantos orçamentos caros! kkkk
 
Desculpem o sumiço... semana de correria... O post hj vai ser BIG, mas vcs podem ir lendo por capítulos, não tem problema, só não podem deixam de ler, viu?


Dando início aos preparativos reais (e mais caros) do casório, agora que minha vida normalizou e o Carnaval passou (porque o ano só começa depois do Carnaval :D), tomei coragem para ir sozinha (é tão difícil sem o Hick, além de esquecer de perguntar coisas fundamentais, ele não pôde ver ao vivo tudo que vi e ele tem um olho de águia para detalhes) consegui agendar nessa semana com 5 estúdios de fotografia para conhecer melhor seus serviço de foto e filmagem.

Pesquisei, pesquisei na net, nos bloguitos pra tentar aprender o que meu olho destreinado deve reparar em matéria de fotógrafos, e encontrei um check-list no blog Nerds in Love bem legal, completinha, vale a pena dar uma olhada... e na hora de pesquisar, não fiquei envergonhadas como a tonta aqui e levem as perguntas por escrito e até uma pranchetinha pra anotar tudinho, afinal vocês serão as chefes fazendo uma entrevista de emprego!!!

Nos primeiros orçamentos, eu levei um susto ENORME! Gente, eu não sabia que eu era tão Podre de Pobre (Graças a Deus! ahuhauhau ver Zildo Terça Insana II)! Puxa vida, tem gente que acha esses preços uma mixaria, neh? Aí eu já levei bronca da minha mãe: "Solange, você está procurando em lugares muito chiques, você tem que ver que a gente é pobre, você deveria ter escolhido uma igreja mais simples (mas que que tem a ver a igreja com o fotógrafo, mãe?), vocês não tem nem casa pra morar, depois vem o vestido e decoração e bufett, blá blá blá blá..." Depois eu dei um mega chilique com o pobre noivo que entrou de gaiato na história, mas depois fiz as pazes ;P e recebi o apoio por e-mail da minha maninha e pra quem está em dúvida em contratar foto e filmagem de qualidade, acho que a opinião dela (e minha também) pode ajudar:

"Eu acho que filmagem eh uma coisa muito chata!!! Mas eh legal pra gente rir daqui uns 10 anos, huahauhuahauaha, faz sim!!!!! E sobre os fotografos, esqueca o pensamento de pobre da mae! Eh melhor voce gastar um pouco mais com suas fotos que serao suas pra sempre e que voce tera orgulho em mostra-las e reduzir gastos em outras coisas como, por exemplo, nos convites e nas lembrancinhas!!! Coisas que maioria das pessoas jogam fora depois!! hahahahah Foto brega nao da!!!
Deixar de investir numa boa recordacao para comprar utensilios domesticos eu nao acho muito vantajoso!!!
Isto voce vai comprando aos poucos, afinal 1,99 tah ai pra isso e crediario das Casas Bahia tbm!!! E qualquer coisa Deus providencia!!!!!! hahahahahahaha"

Curta e grossa ela neh? (hahahha adorei maninha, brigadão!)

Os preços pra foto e filmagem que vi até agora variam bastante de acordo com o tamanho do álbum e o número de fotógrafos ou camêras, mas giram entre R$ 2.099,00 e R$ 6.260,00 (sem contar foto lembranças, postêr, etc.). Não vou colocar os orçamentos aqui, por questões éticas, assim como minhas impressões e detalhes como brindes e formas de pagamento, mas se alguma noivinha me pedir por e-mail, pra economizar a pernada e o tempo, eu passo de boa...

Resumão da semana (com as "mãos" de cada fotógrafo, tiradas de seus respectivos sites):


14/03/2011: Cláudia Garrido - Eventos Fotográficos (Rua Joaquim da Silva Martha, n° 12-16, fones 14 32345677/ 14 96515556, site: http://www.claudiagarrido.com.br/)


18/03/2011: Studio Lab (Avenida Getúlio Vargas , nº 4-65, fones 14 3227-1594 /14 3227-5684 site: http://www.studiolab.com.br/


18/03/2011: MIG Foto & Vídeo (Rua Treze de Maio, nº 16-47, fones 14 3879-5696/14 9164-3320 site: http://www.migfoto.com.br/)


21/03/2011: Marcelo Corrêa Fotografias (Rua Alto Juruá, nº 5-24, fones 14 32322081/ 14 81549086 site: http://www.mcorreafotografias.com.br/)


22/03/2011: Julio Riccó Photography (Rua Manoel dos Santos Quialheiro, nº 1-78, fones 14 30162232/ 14 81437909 site: http://www.julioricco.com.br/)



Mesmo com meus olhos destreinados, vou citar algumas considerações interessantes:

* Todos foram muito simpáticos e solicitos em responder às minhas perguntas. Todos disseram que o principal motivo de demora pra entrega do álbum é a demora da escolha dos noivos (será?). Todos entregam todas as fotos em CD ou DVD, porém, aqui vale ficar atenta, alguns são em baixa resolução, sendo assim não dá pra imprimir em outros laboratórios. Todos parcelam atá a data do casamento (alguns até depois da data) e dão desconto à vista ou fechando um super pacote. Todos vendem o pacote o álbum estilo fotolivro e DVD do casamento religioso e da festa e alguns vão também no civil e em externas de boa, outros cobram por isso. Alguns dão brindes como postêr, mais cópias do DVD da filmagem, convites, fotolembranças, cópia em Blu-ray...

* Cuidado com o uso exagerado de Photoshop, senão corre o risco de vocês não se reconhecerem nas fotos. É para os fotógrafos, Photoshop não é o milagre em edição de fotos!

* Para os fotógrafos: Mesmo que vocês queiram valorizar o máximo o trabalho de vocês (o que é muito natural) dizer para uma noivinha de Bauru, uma cidade de 340 mil habitantes, que procura fazer orçamento com 1 ano e seis meses de antecedência, que vocês não poderam atendê-la porque já tem um casamento marcado pra mesma data é puro pedantismo! Dá a entender que vocês estão esperando chegar uma noiva que pague mais... É muito chato ouvir isso...

* Fotojornalismo não é tirar fotos adoidado! Algumas fotos trazem os noivos em posições muito desfavoráveis, muita noiva é "enfeiada" por conta disso e também poder haver situações em que...

* O coadjunvante rouba a cena! Tem algumas fotos que, com a pretensão de serem fotojornalísticas, não são bem enquadradas e não focam o primeiro plano. Ao mesmo tempo em que vocês aparecem chorando ou rindo, repletos de alegria, ao fundo podemos ver aquela tia chata com cara de bunda porque o sapato devia estar apertando, o pajem com cara de tédio, o convidado olhando o relógio. Teve uma que eu vi(gente, é sério) com uma velhinha de vestido claro bocejando que parecia um espírito obsessor, daqueles da Márcia Sensitiva... kkkkkkk


Bem, acho que já escrevi demais... Essa semana vou pesquisar mais alguns... Assim que escolhermos faço um post explicando os porquês da escolha. Espero que tenham gostado.

Besitos


P.S. 1: Vocês gostaram mais das "mãos" de qual fotógrafo? Vote na enquete ao lado, a opinião de vocês vai me ajudar um bocado!

P.S. 2: Seja bem-vinda Luciana!

P.S. 3: Agora vou dormir, porque amanhã tem trampo, mas amanhã visito os bloguinhos de vocês sem falta!

P.S. 4: Muito obrigada pelos comentários dos post anteriores! Vou responder um a um nos blogs prometo!

P.S. 5: Lana, pode deixar que vou visitar seu blog sim, não esqueci não, deu uma olhadinha rápida e gostei muito da temática, que bom que gostou daqui também , apareça sempre! Rafa, você vai ficar lindo de amarelo! Não sei porque o Julio implica com seu terno laranja kkkkkk

5 comentários:

Emanuelle disse...

Nossa adorei a opiniao da sua irma! Ela disse TUDOO!

Adorei suas dicas! Em relaçao ao photoshop eu concordo, o gustavo que tirou foto da nossa e session tem uma politica de nao usar photoshop, eu acho que as fotos ficam mais naturais.

vou votar la na enquete!!

bjinhuss

Lana Ludmila disse...

Sol, minha linda! Vc é um amor... Obrigada pelo recadinho. Venha sempre me visitar pois será benvinda!!! Lá no blog tem sempre dicas para inovar no dia a dia e pra sair da rotina, uma tarefa dificílima para nós mulheres!!! um beijo grande.

Noivinha ansiosa disse...

Flor vou te falar uma coisa: sinceramente eu acho o fotógrafo o mais importante. Tem coisa melhor para ecomizar como flores, espumantes, até no cardápio do casamento, além dos itens que sua irmã falou. Agora as fotos são a única coisa que vai ficar com vc disto tudo. Além disso um fotografo bom, deixa até a festa mais bonita (pega as imagens em lugares específicos).
Sei lá sou apaixonada por fotografia.....eu fechei meu fotografo um ano antes, na época era caro, agora está um absurdo (se fosse hj eu não fecharia mais). Ele é de São José do Rio Pretp, mas ñão cobra deslocamento para trabalhos na região.

Dá uma olhada no trabalho do Edgar Machado, Ricardo Cintra e Danilo Siqueira. São do interior também. Se não servir para nada serve ao menos para comparar os orçamentos. rs.


Beijos

Ana Gabriela disse...

Obrigada pela citacao de minha persona!

Olha... pra ser bem sincera eu nao gostei de nenhuma dessas maos ai, nao! Nenhuma que eu falaria: "Nooooossa, Sol!! Que lindas!"
A primeira tah super esquesita parece que eh a mao de uma beata segurando a do padre com esse monte de terco! to fora

A segunda: eh a foto classica! Claro... se nao parecesse que o noivo esta segurando com forca a mao da noiva e dizendo pra ela "sua louca, tira essa faca dai" ou entao "nao corta agora, nao! Espera chegar as guarana de uva"

A terceira... hmmm sei la! Ficou estranho... o angulo que o fotografo pegou nao me agradou muito, nao!

A quarta: maos anti-furto - cade as aliancas? escoderam pros trombadinhas nao levarem? Sem contar que esta parecendo que eles estao na mesa de algum bar!

A quinta: o que eh isso? foi tirada com alguma cybershot 10megapixels?

Por essas fotos eu nao escolheria nenhum! hahahaha Paga eu que eu tiro fotos do casorio pra vooce, Sol!!

Beijao

Fabio Borgatto disse...

Oi, gostei do post, e fotografia deve ser mesmo tratada com muito cuidado, afinal todo o registro vai ficar por conta desse profissional. E vale ainda a dica de as noivas contratarem o fotografo pelo estilo/linguagem que vai valorizar demais tudo o que o casal planejou meses antes. Não apenas verificando valores e brindes, e outro cuidado é com a qualidade impressa do álbum, ele tem que durar, ter um boa diagramação e contar uma história!

Fabioborgatto.com - boutique fotográfica